23/05/2025 15:20 Assessoria FAF | Notícias
CRB e CSA nas oitavas da Copa do Brasil: Alagoas vive semana histórica e pode ter Clássico das Multidões nacional
Francisco Cedrim
Pela primeira vez na história, CRB e CSA avançaram juntos às oitavas de final da Copa do Brasil, transformando uma semana que parecia comum em um marco para o futebol alagoano. Após confrontos históricos contra gigantes do cenário nacional, os rivais de alagoanos colocaram o estado no centro do debate esportivo no Brasil — e agora, com o sorteio em pote único, existe a possibilidade de um clássico alagoano inédito em âmbito nacional.
“Esse é um momento que mostra o quanto a organização das nossas competições e o investimento direto no futebol fazem a diferença. CRB e CSA colocaram o futebol alagoano na vitrine do país. É um resultado de campo que começa muito antes, fora das quatro linhas”, destacou o presidente da Federação Alagoana de Futebol (FAF), Felipe Feijó.
CRB elimina o Santos de Neymar no Rei PeléNa noite da última quinta-feira (22), o CRB recebeu o Santos em um Estádio Rei Pelé com mais de 15 mil vozes pulsando. O empate em 0 a 0 no tempo normal levou a decisão para os pênaltis. E ali brilhou o goleiro Matheus Albino, que garantiu a classificação com uma defesa decisiva na série de penalidades, que terminou em 5 a 4 para o Galo da Praia.
Foto: Francisco Cedrim
Com a vitória, o Galo chega mais uma vez às oitavas da Copa do Brasil – repetindo o feito de 2020, 2021 e 2024. A participação em 2025 marca também a 20ª presença regatiana na competição, iniciada diretamente na 3ª fase por conta do vice-campeonato na Copa do Nordeste de 2024.
O técnico Eduardo Barroca exaltou a torcida como protagonista, “muito especial viver essa atmosfera da conexão dos torcedores com a equipe. Essa classificação fortalece ainda mais esse laço. É isso que a gente está buscando construir para a temporada”.
CSA derruba o Grêmio na ArenaDois dias antes, o CSA já havia surpreendido o país. Após vencer o Grêmio por 3 a 2 no Rei Pelé, de virada, com um golaço de Brayann, o Azulão segurou o empate sem gols em Porto Alegre e eliminou o Imortal.
Foto: Allan Max
Sob o comando de Higo Magalhães, o CSA alcançou sua melhor campanha desde 1992 — quando chegou às quartas de final após eliminar o Vasco. Ao todo, o CSA chega à 21ª participação na Copa do Brasil, sendo o clube alagoano com maior histórico na competição.
Possibilidade de Clássico das Multidões na próxima faseA Confederação Brasileira de Futebol ainda não definiu a data do sorteio das oitavas, mas já confirmou que a definição dos confrontos será feita sem divisão de potes. Com isso, qualquer time pode enfrentar qualquer adversário — o que inclui a possibilidade de um Clássico das Multidões entre CRB e CSA na Copa do Brasil.
As datas-base dos jogos da próxima fase são 30 de julho e 6 de agosto, podendo ser desmembradas conforme a grade de transmissão.
Foto: Francisco Cedrim
Premiação milionária e projeção nacionalA classificação rendeu R$ 3,6 milhões a cada clube, valor que se soma aos prêmios das fases anteriores. Em caso de avanço às quartas, a cota de premiação sobe para R$ 4,7 milhões.
Mais do que cifras, o que CRB e CSA conquistaram nesta semana respeito, visibilidade e projeção nacional. Ao eliminar dois dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro, os representantes alagoanos reafirmaram a força da região, mostraram a qualidade dos seus elencos e promoveram um reencontro apaixonado entre torcidas e clubes.